Quero contar para todos que me seguem no site onde posto meus relatórios mensais como foi minha ida à Brasília.
Como vereadora foi uma grande experiência profissional. Brasília, a Capital do Brasil, é o maior cenário político e grande importância administrativa de nosso país e foi possível eu representar Águas de Lindóia fazendo parte desse ambiente político mesmo que por pouco tempo.
Durante minha estadia, pude visitar os principais órgãos governamentais, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal não foi possível pela demanda da agenda de trabalho e o pouco tempo por lá. As visitas foram uma oportunidade única de compreender o funcionamento do sistema político brasileiro e observar de perto como as decisões que impactam nosso país são tomadas.
Além disso, participei de reuniões e conheci vereadores de diversas cidades do país. Minha vereança é pautada no aprendizado e sempre vou atrás de conhecimento para isso visito outras câmaras municipais e trocar experiências e ideias com colegas que enfrentam desafios semelhantes aos meus sempre é extremamente enriquecedor. E em Brasília não foi diferente aprendi muito sobre as diferentes realidades e necessidades.
Uma das partes mais gratificantes da minha visita foi a oportunidade de levar as demandas e preocupações do meu município aos representantes políticos em Brasília. Tive a chance de conversar com o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, Deputados e Senadores, expor as necessidades da minha cidade e buscar apoio para projetos e recursos que beneficiem nossa comunidade. Foi uma oportunidade valiosa de fazer a voz do meu eleitorado ser ouvida em âmbito nacional.
Minha visita a Brasília como vereadora foi um marco em minha carreira política. A experiência me trouxe novos conhecimentos, perspectivas e contatos que serão fundamentais para o meu trabalho em prol da minha cidade além de continuar representando meus eleitores com dedicação e comprometimento.
Desde que me tornei vereadora surgiu o interesse de conhecer o Planalto Central porque é onde tudo acontece. Sonho de iniciantes na política? Não sei, mas realizei um sonho.
Para entrar na Câmara dos Deputados, no Senado, no andar Presidencial existe um protocolo de cuidados com segurança acompanhado de apresentação de documentos, esteira de raio x para bolsas e afins e as credenciais são liberadas com confirmação da agenda através da assessoria dos Deputado que marcamos previamente.
Enfim liberados segue para corredores e mais corredores e salas uma ao lado da outra com identificação dos Deputados. Entrei primeiramente na sala, ou na área, da casa civil e fui cumprir agenda com o Ministro das Relações institucionais Alexandre Padilha, criador do programa mais médicos que em essência acho importante pela dimensão de nosso país, fui atendida trocamos algumas palavras e trabalho que segue.
Cumpri agenda com Deputados, mas a conversa foi com assessores, fui até o gabinete do Senador Marcos Pontes, que estava com agenda lotada e sua assessoria extremamente atenciosa.
Tudo é muito grande e longe um gabinete do outro, fui conhecer a Biblioteca do Senado Federal “Luis Viana Filho”, corredores e mais corredores de livros, periódicos, anais, documentos, mas não pude sentar, pegar um livro e apreciar o momento…vida política que segue.
Entre uma agenda e outra fui conhecer o Mural das Mulheres que integraram o Senado até os dias de hoje e depois andando por corredores, passando por subsolo, vira a direita a esquerda e claro me perdi, cheguei ao local para conhecer o mural das Deputadas Federais que ficava em outro local bem distante do Senado.
Ainda somos muito poucas nesse universo político ainda dominado por homens. Ser mulher e estar na política não é fácil o ambiente é hostil, ainda mais quando se tem ideias próprias que não atende uma minoria, quando vou visitar ou cumprir alguma agenda fora de Águas de Lindóia ainda observo nossa baixa representatividade.
Na política somos poucas, mas somos fortes, entre nós temos apoio, uma ajuda a outra, fortalece decisões. Eu acredito e observo que para termos uma sociedade mais igualitária temos que ter mais representação, não porque somos melhores, mas porque temos visões diferentes que se complementam.
A cada eleição aumenta um pouquinho esse número, surgem lideranças femininas que deixam seus afazeres domésticos para cuidar do outro que está inserido em uma rua, um bairro, uma cidade.
Esse cuidar não é individual, o que ainda existe muito entre vereadores que fazem assistencialismo para conservar seu eleitorado, esse cuidar é quando atende uma maioria que leva benefícios a comunidade e isso é construído através de Políticas Públicas.
E assim continua meu trabalho para Águas de Lindóia com sua participação me falando o que falta na sua rua, o que precisa na escola do seu bairro, como esta a coleta de lixo, como esta o atendimento da UBS, o agendamento dos profissionais, o medicamento que acabou, como esta a viela que corta caminho no seu bairro, a iluminação que já devia ter sido trocada. Enfim com sua ajuda podemos mais!